-
Arquitetos: Venta Arquitetos
- Área: 240 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Belgo Mineira, Deca, Docol, Holcim
Descrição enviada pela equipe de projeto. Montes Claros é uma cidade localizada na região norte de Minas Gerais, com intensa atividade econômica e oferta de serviços, constituindo-se como uma centralidade regional. Assentada sobre área mais ou menos plana a 700m acima do nível do mar, a cidade é circundada por uma serra que se eleva a 1.000m de altitude. Esta condição geográfica estabelece um horizonte contido por montes de suaves contornos, que de algum modo remetem ao próprio nome da cidade.
O lote possui leve declive na direção de um córrego próximo, recentemente canalizado e urbanizado com avenidas marginais. Este desnível permite que desde o fundo do terreno se desfrute de uma perspectiva privilegiada das redondezas. Por outro lado, na fração norte do lote se cultivou, ao longo dos anos, um pequeno bosque com árvores frutíferas. Este, por sua vez, dá continuidade a um bosque contíguo, localizado em parcelas ainda não edificadas, contribuindo para a formação de uma significativa área verde num contexto de crescente urbanização.
A implantação da casa atende a algumas intenções, dentre elas buscar no horizonte distante os montes que circundam a cidade, assim como estabelecer uma relação de proximidade com o bosque. Neste sentido, no pavimento elevado se estabelecem relações visuais direcionais voltadas para o exterior, enquanto no pavimento térreo buscou-se estabelecer uma relação horizontal, multidirecional e de envolvimento entre os programas interiores e o exterior. A fim de reforçar este caráter, incentivou-se a apreensão permanente da totalidade do lote, a partir da leitura visual dos limites da parcela. Para isso, cuidou-se de minimizar a opacidade dos programas distribuídos no térreo, assim como minimizar a percepção dos pontos de apoio da casa, incorporando, neste sentido, troncos de Pau Preto (Cenostigma tocantinum) no escoramento do pavimento elevado.
A materialidade da construção de algum modo também se define em torno da questão da implantação. Sobre este aspecto, as fachadas em tijolos maciços cerâmicos que envolvem todo o pavimento superior procuram continuar, apesar de sua condição aérea, o chão em terra batida dos lotes vizinhos, o asfalto impregnado pela mesma terra, os muros com tijolos cerâmicos à vista e os telhados cerâmicos do casario da vizinhança.